sexta-feira, 23 de abril de 2010


ESCUTEIROS DE RIBEIROS PARTICIPAM NO ENCONTRO NACIONAL DE ECOS-LOCAIS!
As preocupações ambientais são uma constante que batem à porta, de todos, diariamente e que tendemos a ignorar.
Felizmente são várias e repetidas as acções de sensibilização que têm sido levadas a cabo para atenuar um problema que é da responsabilidade de todos. Não basta ficar a olhar, chegou a hora de agir!
No passado fim-de-semana 17 e 18 de Abril, o grupo de pioneiros do agrupamento de Ribeiros deslocou-se a Aveiro para participar no encontro Nacional de ECOs-Locais. Na antiga fábrica de cerâmica, os escuteiros tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra que contou com a presença do chefe Nacional do CNE, Chefe Carlos Alberto Pereira, e ainda a Ministra do Ambiente, Dr.ª Dulce Pássaro.
Após enaltecida a importância e relevância deste tipo de iniciativas e a parceria formada entre o CNE, SEPNA e LPN no âmbito deste projecto, foram apresentados quatro projectos elaborados pelos agrupamentos.
Depois do almoço, os escutas partiram de barco em direcção ao Campo de formação ambiental S. Jacinto, local onde decorreu o resto da actividade. Chegados lá, foi lançado a primeira etapa do desafio: diagnóstico ambiental. Cada equipa encarregou-se de seleccionar um determinado problema ambiental e de elaborar uma ECO-acção que, posteriormente, foi apresentada aos participantes e aos representantes locais.
Depois de um momento de descanso e convívio, seguiu-se um jogo nocturno, durante o qual foram testados os conhecimentos sobre o meio ambiente.
Terminado o jogo e chegado o fim do dia, realizou-se um momento de partilha, ou seja, uma “ceia” dando a conhecer um pouco da doçaria de cada região dos grupos participantes.
No Domingo, concretizou-se as acções. Se a alguns grupos coube a tarefa da recolha de lixo pela freguesia, outros arrancaram plantas invasoras e plantaram árvores na sua vez, existindo ainda espaço para a sensibilização, dando oportunidade aos escuteiros de estabelecer um contacto directo com a população, algo verdadeiramente interessante.
Finalizada a actividade ECO-acção e satisfeitos pela ‘Missão cumprida’, os escuteiros de Ribeiros abandonaram S. Jacinto, com uma vontade certa de desenvolver a ECO-acção na sua freguesia.

1 comentário: