sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


Cultos e Ocultos de Monte Longo

Um amigo, há alguns dias, disse-me que andava a arrumar o sótão de sua casa e encontrou um livro, do recém-falecido Dr. Miguel Monteiro, denominado “Cultos e Ocultos de Monte Longo” e logo providenciou, a fazer-me chegar, o texto em questão.
O referido escrito, a determinado momento, faz uma referência à Senhora do Leite, também padroeira da Capela de Crasto, na Freguesia de Ribeiros. Mas, para registo, este pequeno templo é dedicado a S. João Baptista (conforme as inquirições).
Assim e com o intuito de partilha, passo a transcrever na íntegra o texto de pág. 111, referente ao assunto:
“…Outro facto digno de análise é o que se observa na prática do rito propriamente dito, no qual o contacto físico com o sagrado é feito nas costas do Santo, conferindo-lhe androgenia, isto é, possui um valor simbólico de macho e fêmea: as costas adquirem uma conotação feminina de fertilidade, por oposição às frentes do Santo que se identificam com funções masculinas e fecundas.
Este culto à fertilidade está ainda presente na Senhora do Leite, lugar de Crasto, freguesia de Ribeiros, a qual, por ser uma entidade propiciatória feminina, se adequa mais explicitamente à função mágica, conforme as quadras aí cantadas: […] Nosse Senhora do Leite / Está na sua capela / É uma Senhora tão linda / Rainha da nossa Terra – […] E na capela do Crasto / Vós ó mães sabeis / Está a senhora do parto / A que sempre recorreis
…”

Sem comentários:

Enviar um comentário