segunda-feira, 6 de abril de 2009

RIBEIROS

Localização
Ribeiros situa-se, geograficamente, a nascente do concelho de Fafe, ladeada a Norte por Pedraído, a sul por S. Gens, a leste por Moreira de Rei e a oeste por Estorãos.
A freguesia ocupa uma área de 562 ha situada entre dois ribeiros afluentes do rio Vizela da margem direita deste mesmo rio, aproximadamente ao N., da EN n.º 208 (Vila do Conde-Bragança), entre a sede e Cabeceiras de Basto, e a cerca de 1 km, ao N. da EN n.º 311 (Fafe-Serapicos), entre Fafe-Cabeceiras de Basto, a 4,7kms., de Fafe.

História
Também designada por Ribeiras, Ribeyros, Ripariis.
É uma freguesia muito antiga e remonta a épocas antes da nossa fundação como nação. A história refere-se à freguesia desta forma «devia ser este castro, depois castelo, naturalmente, um centro notável de povoamento e repovoamento - com o que concorda ser a «villa» de Crastro (ou Castro) em pleno Séc. XIII muito mais povoada que qualquer das outras freguesias, a que esta «villa» pertencia. A existência de populações pré-históricas não exige, pois, neste local outra documentação comprovativa: de modo que não surpreende que sejam antiquíssimos alguns topónimos».
De Ribeiros sabe-se, então, que existiu um Castro da Idade do Ferro, no lugar da Portela (penedos de S. João) que nos permite concluir que esta região já era povoada na época proto-histórica. Nesse mesmo lugar existem ainda curiosas eiras naturais e um núcleo rural medieval.
Aparece 1832 como pertencente à comarca de Guimarães, e a partir de 1874, na de Fafe, tendo sido anteriormente cabeça de julgado medieval e pertenceu à chamada Riba de Vizela. A partir de 31-XII-1853 ficou integrada no concelho de Fafe.
As casas de Berrance, de Paços de Real e da Torre, possuem extensas propriedades o que torna esta freguesia muito bela paisagisticamente.
De Ribeiros fala-se muito da lenda da Bicha que se encontra "esculpida" num penedo e à volta da qual se contam muitas histórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário