quarta-feira, 8 de abril de 2009


Arranjo Urbanístico do Largo de Real

A Junta de Freguesia de Ribeiros em tão pouco tempo, tem trabalhado muito e bem.
Esta autarquia tem demonstrado dinamismo, seriedade e competência no que diz respeito à gestão da coisa pública e tem honrado o legado deixado pelos seus antepassados.
Várias são as obras já realizadas, que tornam a freguesia de Ribeiros num bom exemplo de investimento dos dinheiros públicos e a capacidade de oferecer aos seus habitantes qualidade de vida.
O arranjo urbanístico do Largo de Real é sem dúvida uma demonstração do acima referido.
No dito Largo de Real, “jazia” há muitos anos um tanque público em ruínas e, em sua substituição, a Junta de Freguesia arquitectou e executou um belo monumento dedicado a Ribeiros e à sua população.
A obra é composta por duas grandes pedras graníticas e numa delas está esculpido o Brasão da Freguesia de Ribeiros e na outra, a Lenda da Bicha da Sete Cabeças, que o executivo da Junta pretende eternizar naquele monumento. Este é circundado por um pequeno e belo jardim e por um passeio empedrado.
Os elementos da Junta têm como objectivo, criar locais de referência e de identificação da cultura Ribeirense e que a história deste povo não seja nunca esquecida.
As lendas são narrativas transmitidas pela tradição oral através dos tempos e combinam factos reais e históricos com factos irreais que são meramente produto da imaginação humana.
A Lenda da Bicha da Sete Cabeças não foge a essa matriz. O falecido José Carlos Peixoto, amigo e ilustre Ribeirense recuperou esta lenda e eternizou-a num magnifico texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário