terça-feira, 31 de maio de 2011


3ª Exposição na CASA de BERÃO

O Dr. Manuel J. Antunes Moreira abriu as portas da Casa de Berão, na freguesia de Ribeiros, para apresentar a 3ª Exposição de Pintura da sua autoria.
As pinturas expostas traduzem retratos grotescos, onde o pintor revelou toda a sua criatividade e imaginação. Tal estilo tem a sua origem na Itália e a sua característica predominante é a representação, na tela, de seres deformados, monstruosos, almas atormentadas, figuras macabras e fantasmagóricos, isto é, representações ridículas da condição humana.
Em exposição estavam mais de duas de dezenas de telas “Grotescas”, destacando-se por exemplo “o Metrosexual” e “o Meia Leca”.
Da mostra, o autor também expos alguma pintura Naife, que este juntou ao longo dos tempos, tendo quase exclusiva origem da América do Sul (Brasil e Repúblicas Sul americanas).
Este tipo de pintura usa cores vivas, imaginação criativa, espontânea e informal. É uma representação ingénua e primitiva, feita por artistas eruditos, autodidactas, sem vínculo a qualquer escola. São tratados, principalmente, temas populares do campo ou da cidade.
O anfitrião refere que é no Brasil, França, ex-Jugoslávia, Haiti e Itália, onde se encontram mais pinturas Naifes.
Além da pintura, o médico cirurgião Dr. Manuel J. Antunes Moreira deu a conhecer a sua magnífica e numerosa colecção de artesanato internacional.
O proprietário da Casa de Berão declarou ao Povo de Fafe que o motivo desta exposição foi, principalmente, para reunir os amigos.
Na iniciativa, entre outras individualidades, esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Fafe Dr. José Ribeiro e, ainda, a Presidente da Junta de Freguesia de Ribeiros Eng.ª Sandra Castro e o Escritor Dr. Artur Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário