terça-feira, 28 de abril de 2009


Escuteiros de Ribeiros no Vaticano

O Agrupamento de Escuteiros de Santa Maria de Ribeiros fez parte de um grupo de duas centenas de escuteiros nacionais que se deslocaram a Roma, para assistir, no Domingo 26 de Abril, na Praça de S. Pedro, à canonização de Nuno Alvares Pereira.
A Junta Central do Corpo Nacional de Escutas promoveu, no final do mês de Março, um concurso online a nível nacional para todos os escuteiros de Portugal, oferecendo aos vencedores uma viagem até à capital de Itália para assistir, no Vaticano, à cerimónia de santificação do S. Nuno.
Os lobitos e os exploradores do agrupamento de Ribeiros, participaram na referida iniciativa e foram ambas as secções premiados com essa deslocação a Itália, integrados na peregrinação do CNE.
O grupo de Escutas de Ribeiros, formado por 13 elementos, partiu para a aventura na Sexta-feira de manhã para Lisboa, onde pernoitou no Agrupamento n.º 61 dos Escuteiros dos Olivais.
Chegados a Roma, na manhã de Sábado, deslocamo-nos à Basílica de São Paulo Fora de Muros, onde realizamos a primeira oração do dia.
De seguida, a representação do CNE dirigiu-se para um Centro Escutista na cidade de Roma, onde ficou instalado.
A tarde era livre para os participantes, tendo estes visitados os numerosos e imponentes monumentos históricos da capital Italiana, desde o imponente Coliseu à magnifica “Fontana di Trevi” e também, tiveram a oportunidade de apreciar as deliciosas e famosas pizzas italianas, cozinhadas em fogão a lenha.
No final do dia de Sábado, os portugueses em grande número, encheram a Basílica de Santo António dos Portugueses, para realizarem a vigília presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
A manhã de Domingo, foi toda ela dedicada à participação na eucaristia e cerimónia de canonização do S. Nuno de Santa Maria, presidida pelo Papa Bento XVI.
S. Nuno é um dos patronos do Corpo Nacional de Escutas e como declarou Bento XVI é um modelo e uma referência para os cristãos, portador de valores como a coragem, a lealdade, a generosidade, a fidelidade à igreja, a obediência, a cortesia, a humildade e a beneficência.
O Sumo Pontifício agradeceu a presença da grande comitiva portuguesa (cerca de 2.000 peregrinos) e sempre que Bento XVI falava em português e para os portugueses, estes respondiam com grandes salvas de palmas.
A tarde de Domingo foi preenchida com o almoço e a visita à Basílica de S. Pedro.
No final do dia, foi hora de regressar a Lisboa, no voo charter que a Junta Central do Corpo Nacional de Escutas contratou.
O comandante do avião convidou os mais novos escuteiros a visitarem o cockpit da aeronave (um Airbus 310). Os lobitos e os exploradores agradeceram a simpatia do comandante e ficaram deliciados com o momento proporcionado.
A chegada a Ribeiros, aconteceu pelas 6 horas da madrugada de Segunda-feira, com muito cansaço, mas encantados com tudo aquilo que foi vivido.
Resta agradecer a todos aqueles que possibilitaram a viagem: a todos os elementos do Agrupamento de Escuteiros de Santa Maria de Ribeiros, à Junta de Freguesia de Ribeiros, aos pais dos escuteiros, ao CNE - Agrupamento n.º 61 dos Olivais, à Junta Central do CNE, aos Ribeirenses e em particular ao António Costa Antunes (motorista da Junta de Freguesia).

2 comentários:

  1. Garantidamente! É um prazer e um orgulho, exponencialmente aumentados pela distância a que se vive por circunstâncias da vida moderna, ser de Ribeiros, ir a Ribeiros e sonhar regressar à " green homeland" definitivamente um dia.

    Anselmo Gonçalves

    ResponderEliminar