segunda-feira, 13 de abril de 2009


BODAS DE PRATA (publicado no Jornal Povo de Fafe em Abril de 2004)
Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria de Ribeiros

No dia 6 de Abril de 1979, no Cartório Notarial foi elaborada a escritura notarial da constituição da associação denominada Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria de Ribeiros, com sede em Pena de Galo, Ribeiros e os estatutos pela qual se rege.
Apesar desta colectividade já ter 32 anos de vida, a celebração oficial do aniversário tem como marco a celebração da escritura notarial e assim no presente ano, a associação celebra as suas Bodas de Prata.
O Grupo deu os seus primeiros passos em 2 de Janeiro de 1972 com o Conjunto Típico de Santa Maria. Era constituído por diversos jovens da freguesia e a sua actividade era abrilhantar musicalmente as festas da paróquia e de freguesias vizinhas.
Passados 7 anos, os diversos elementos do Conjunto típico sentiram a necessidade de legalizar o grupo e assim adoptam a designação de Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria de Ribeiros e tem como objectivos a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados. Também da escritura destaca-se a criação dos diferentes orgãos da associação, que são a mesa da assembleia-geral, a direcção e o conselho fiscal.
As pessoas que outorgaram tal escritura foram: Valdemar Antunes Novais, Albino Costa Antunes, Joaquim Gonçalves, José Cunha Dias Rodrigues, Fernando Ribeiro Silva, Ernesto Sousa Castro, Humberto Mendes Antunes, Luís Mário Soares, José Cândido Ribeiro Silva e Mário de Freitas Gonçalves. Dizem os fundadores do grupo, que alguns dos nomes que figuram da escritura representavam jovens familiares ainda menores, que devida à idade não podiam subscrever o documento.
Após a elaboração do documento, a jovem associação procedeu à eleição dos orgãos directivos e o primeiro presidente do Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria de Ribeiros foi o Ernesto Castro Sousa que presidiu aos destinos do Grupo durante os anos de 1979 a 1987.
Ao longo do tempo, esta colectividade para além da área musical, tentou implementar o atletismo e o teatro, mas a falta de pessoal qualificado nestas áreas, impediu o seu desenvolvimento.
Entretanto, o futebol começa a ganhar importância no seio da associação e através da Câmara Municipal de Fafe e da Junta de Freguesia, nasce o campo de futebol, terreno da propriedade da Junta de Freguesia.
Em 1993, os sócios e simpatizantes lançam mãos à obra e edificam os balneários, mais tarde, no ano de 1996 é concluído o primeiro andar que hoje abriga a sede social do grupo.
Ao longo destes 25 anos de vida, são diversas as iniciativas e actividades do grupo, as mais importantes são “A Festa da Criança” e os diversos torneios de futebol.
O futebol é a actividade mais marcante dos últimos anos e torna o grupo mais visível a nível concelhio e regional. São vários os escalões que participam nos diversos campeonatos organizados pela Associação de Futebol Popular de Fafe e pela Câmara Municipal de Fafe.
O Grupo de Ribeiros, bem como o Revelhe e o Quinchães são os fundadores da Associação de Futebol Popular de Fafe e, desde a sua fundação que a equipa sénior participa no referido campeonato. São várias as classificações conseguidas pelos mais velhos futebolistas, mas é de realçar a magnífica época que está a realizar no presente ano o escalão sénior, ao comando do técnico Fernando Porto. O Ribeiros ocupa a primeira posição do campeonato e é finalista da taça da Associação Futebol Popular de Fafe.
Nos mais novos, são vários os escalões que competem nas provas organizadas pelo futebol popular e pela Câmara Municipal de Fafe. Foram alcançados já vários títulos pelas camadas jovens do Grupo de Ribeiros, sendo uma importante escola de jogadores de futebol.
Para além do futebol, no ano de 2003 no âmbito cultural e recreativo e pela mão do então presidente António Novais e o “maestro” José Antunes Rodrigues, foi criado o Orfeão. Este grupo de cantares reúne cerca de 60 pessoas e têm um belo repertório de cantares populares, tendo como característica marcante a alegria do canto das mulheres do Minho. O Orfeão tem actuado diversas vezes na freguesia, tendo transposto as fronteiras da freguesia no passado mês de Março, actuando na freguesia vizinha de Estorãos.
Segundo o plano de Actividades, a direcção pretende celebrar um protocolo com a Câmara Municipal de Fafe, a fim de assegurar concertos nas diversas freguesias do concelho, bem como angariar outros concertos e permutas com grupos semelhantes.
No presente ano de 2004 e ainda tendo por base o plano de actividades, o Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria de Ribeiros vai assinalar os 25 anos com a realização de diversas iniciativa, que a seu tempo serão divulgadas.
A organização de um campeonato de sueca, um campeonato de malha, a realização da Festa da Criança e um passeio convívio de todos os associados e familiares são outras actividades constantes do plano.
Quantos aos investimentos, realço a intenção de pintar todo o interior e exterior da Sede Social, substituição do mobiliário de apoio ao bar, requalificação dos balneários, muros de suporte de terras e “saibramento” do campo, para atingir tais objectivos contam com a preciosa ajuda e colaboração da Câmara Municipal de Fafe e da Junta de Freguesia de Ribeiros.
A presente direcção foi eleita em 7 de Dezembro de 2003 e foram investidos nos respectivos cargos a 13 de Dezembro de 2003 e fazem parte dos diferentes orgãos do Grupo as seguintes pessoas: Mesa da Assembleia-geral – Valdemar Antunes Novais, Maria Manuela de Freitas Vieira de Castro e José Antunes Rodrigues; Direcção – Presidente: Mário Freitas Gonçalves, Vice-Presidente: Albano Rodrigues, Secretário Administrativo: José Mendes Antunes, Secretário Financeiro: Francisco Silva, Vogal: José Pereira Martins; Conselho Fiscal – José Augusto Soares Fernandes, Francisco Amaro Nogueira Silva e João Manuel Castro Gonçalves; Suplentes – António Mendes Antunes, Albino Costa Antunes, António Joaquim da Costa, José Manuel Ribeiro Salgado e José Fernando Ribeiro.
Ao elenco directivo do grupo, aos sócios e simpatizantes e aos obreiros do passado que hoje não estão na colectividade e que foram importantes na afirmação desta, apresento os meus sinceros parabéns por tudo aquilo que hoje o Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria representa para os Ribeirenses e para o concelho de Fafe.

Sem comentários:

Enviar um comentário